23 maio 2007

O que o dinheiro não compra

Gostaria de partilhar o seguinte texto que li no jornal EXPRESSO:

A questão “o que é que o dinheiro não compra?” é eterna. A resposta “afecto” é célebre. Mas os investigadores britânicos deram a conhecer na passada semana uma nova abordagem para esta temática. Os que acham que o dinheiro pode pagar até a felicidade, desenganem-se! É científico: você é mais feliz se ganhar menos mas puder partilhar o que ganha com os amigos, diariamente.

Segundo uma pesquisa noticiada pela BBC e efectuada junto de oito mil britânicos, “quem aufere 14 mil euros por ano e encontra os amigos com frequência é tão ou mais feliz do que alguém que ganha 139 mil euros por ano e nunca, ou quase se encontra com os amigos”. A pesquisa, conduzida pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres, sob a coordenação do economista Nick Powdthavee, concluiu que “ver os amigos duas vezes por mês traria tanta felicidade como ganhar 98 mil euros anuais”.

O curioso deste estudo é que Nick não hesita em afirmar que “o aumento dos rendimentos gera pouca felicidade e os ganhos resultantes da convivência social são mais duráveis que os salariais”. O economista, habituado a estudar a relação entre a economia e a felicidade, faz saber que “os resultados deste estudo mostram claramente que um aumento no nível de envolvimento social equivale a dezenas de libras adicionais por ano, em termos de satisfação de vida”.

Estou em crer que, se realizado em Portugal, os resultados deste estudo seriam diferentes. Mas ainda assim - e porque considero que se a felicidade tem um preço elevado os meus amigos dinheiro nenhum do mundo os paga – sugiro que se encare isto numa perspectiva terapêutica. À luz da teoria britânica, se o seu aumento não foi o que esperava, se não obteve a promoção desejada, se a sua vida profissional ameaça a estagnação ou mesmo se nenhum destes casos for o seu, saia com os amigos e celebre!

Jornalista Cátia Mateus, in expressoemprego.pt

1 comentário:

Krippmeister disse...

E se as amigas forem as meninas do triiiiim triiiiiim melhor ainda!